top of page
banner_sobre-nos.jpg

Uma cultura, uma saudade

Tomar aquele caldo de cana fresquinho na beira da estrada ou na barraca de pastel da feira é uma tradição típica da cultura dos brasileiros. Afinal, quem é que nunca saiu de casa em busca de encontrar nas ruas essa bebida deliciosa que tem o poder de nos fazer viajar de forma nostálgica para a infância, diretamente para aquela viagem em família para o interior ou na serra em direção à praia. É como uma mágica: a cada gole, o caldo de cana ativa as memórias profundas e une as pessoas que sentam ali juntas para bater um papo e relaxar, sem preocupações!

Pensando nisso, a empreendedora Maria Vitoria passou a desenvolver soluções para que o caldo de cana pudesse estar mais à disposição do público, com qualidade rigorosa e em perfeitas condições de consumo. Para isso, seria necessário oferecer alternativas em que a bebida migrasse das ruas com mais acessibilidade às prateleiras dos mercados, hortifrutis, estabelecimentos comerciais em geral e, principalmente, à mesa dos brasileiros.

Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com mais de oito milhões de hectares plantados e cerca de 600 milhões de toneladas colhidas ao ano. Este alimento versátil movimenta a economia, gerando negócios e sustentando famílias a partir do caldo de cana, etanol, cachaça, melaço, rapadura e muito mais!

"O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com mais de oito milhões de hectares plantados"

ilustra-trad.png

A Empresa

A empresa The Cana é 100% brasileira, fruto da marca Guarapa Gourmet, que iniciou suas atividades em 2019, com o intuito de adoçar naturalmente a vida das pessoas, a partir de alimentos saudáveis, produzidos artesanalmente, sem qualquer adição de água, açúcar refinado, corantes ou conservadores artificiais. Sabemos que as empresas que investem em uma única matéria-prima precisam apresentar inovações constantemente. Por isso, nestes 2 anos, a trajetória conduzida por Maria Vitoria comprova diariamente a garra das mulheres mães e empreendedoras no Brasil, superando os obstáculos e se reinventando a cada dia.


Do início até aqui, a The Cana já esteve presente em grandes feiras de gastronomia na região, como o Mesa Brasil, ANUFOOD Brazil, Empreender e Maternar, entre outras. Além disso, conquistou a oportunidade de participar da etapa local do “Feito em SP”, sendo classificada para a disputa da fase estadual, no maior festival gastronômico do Estado, realizado no Memorial da América Latina. Na ocasião, a marca foi contemplada com o aval de um júri especializado, com Chefs profissionais renomados do Brasil. Atualmente, a The Cana conta com dois importantes selos para quem trabalha no setor de gastronomia: o selo Cadastur, que fiscaliza e regulamenta a qualidade dos serviços no turismo; e o selo Connect Americas, que apoia e certifica a exportação ao comércio exterior. 

selos.png

Maria Vitoria: a empreendedora

Maria Vitoria é empreendedora, criadora da marca The Cana, graduada em Letras, Pós-graduada em Gestão de Negócios e Comércio Internacional, mãe dos gêmeos Donatela e Filipo e esposa do Rafael. Iniciou as atividades na empresa a partir da sua experiência profissional, trabalhando em uma multinacional holandesa, atuando também como professora de italiano em uma escola de idiomas da região. Amante nata do caldo de cana, Maria Vitoria e o marido frequentemente passeavam pelas ruas de Sorocaba-SP, procurando um vendedor ambulante para matar a sede e a saudade desta bebida com sabor de memórias de infância. Sua jornada como empresária começa na obstinação em solucionar este problema de demanda e acessibilidade do caldo de cana, construindo um modelo de negócios inovador a partir de uma tradição cultural dos brasileiros. 

foto-empreendedorismo.jpg
bottom of page